quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Palestra Beckett e o Palhaço

Créditos - Élcio Paraíso

O projeto "MTG 20 anos" terá a ilustre presença de Jota Dangelo para a palestra "Beckett e o Palhaço" dia 24 de setembro às 19 horas na Sede do grupo Atrás do Pano em Nova Lima.

Jota Dangelo é médico, professor titular de ensino superior do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, aposentado, dramaturgo, ator e diretor de Teatro.

Foi o Fundador do Teatro Universitário (1956), do Teatro Experimental em 1959, de O Grupo, em 1974 e da Casa de Cultura Oswaldo França Junior, em 1990. Fundador da FETEMIG (Federação de Teatro do Estado de Minas Gerais), primeiro presidente da CONFENATA (Confederação Nacional de Teatro Amador), Membro do Conselho Estadual de Cultura de 78 a 82. Superintendente da Fundação Clovis Salgado em 1983, Secretário Adjunto de Cultura em 84 e 85, Secretário de Estado da Cultura em 85/86, Presidente da Belotur em 89-92.

Dirigiu 72 peças de teatro. Entre as peças que escreveu estão Oh!Oh!Oh! Minas Gerais (com Jonas Bloch), Pelos Caminhos de Minas, Noel, o Feitiço da Vila, Ri Melhor quem ri primeiro, O Aleijadinho de Vila Rica, Os Riscos da Fala (com Paulinho Assunção e Ronald Claver), Essas mulheres e seus homens maravilhosos, O Homem e seu grito, Pátria Minas, A Conjuração e A paixão segundo Shakespeare.

Durante 30 anos (1957-1986) foi o Presidente e carnavalesco da Escola de Samba “Qualquer Nome Serve” de São João Del-Rei, responsável por uma transformação radical do modelo dos desfiles das agremiações carnavalescas naquela cidade.

Entre as condecorações recebidas estão a Medalha Santos Dumont, do Mérito Legislativo Municipal e Estadual e Medalha da Inconfidência.

Entre os livros publicados estão “Anatomia Humana, sistêmica e segmentar”, editado pela Editora Atheneu; “O humor do Show Medicina”, pela Atheneu Cultura (com Ângelo Machado); “Belém do Pará”; “Subsídios para a história do carnaval de São João del-Rei-1950-2000”, pela Atheneu Cultura; “Oh!Oh!Oh! Minas Gerais”, pela Itatiaia (com Jonas Bloch); “S. João Del-Rei”, “O sol nascente na Amazônia”, “Doce Gel” e “Os anos heróicos do teatro em Minas”, pela Editora Atheneu Cultura.

Atualmente é Diretor presidente do BDMG Cultural (desde 2003), membro do Conselho Curador da Rede Minas de Televisão e Presidente da Fundação Cultural Campos de Minas de São João Del-Rei.

A Palestra

A palestra permitirá uma visão panorâmica da obra de Samuel Beckett, particularmente de suas peças teatrais, com ênfase em "Esperando Godot" e "Fim de jogo", estabelecendo paralelos da dramaturgia becketiana, com o vaudeville, o cinema mudo de Chaplin e Buster Keaton e a arte dos clowns.

Informações

O local será a sede do grupo Atrás do Pano localizada à Rua Dr. Lund, 632B - Vila Aparecida em Nova Lima. A palestra começará às 19 horas e o Movimento Teatro de Grupo disponibilizará uma van para os interessados com vagas limitadas! A confirmação de presença e utilização do serviço de transporte deverá ser feita através do telefone 3224-8818 ou pelo email mtg.eventos@yahoo.com.br.
Postar um comentário