quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Espetáculo Arena de Tolos - Cia. Acômica

O Projeto MTG 20 anos de teatro de grupos leva ao palco o espetáculo Arena de Tolos da Cia. Acômica dia 06/10 às 20 horas no Teatro Marilia. As senhas serão distribuidas meis hora antes do evento.

O espetáculo

“Arena de Tolos” é um espetáculo usado e hilariante, construído diante dos olhos do público, no momento de sua apresentação, e esse mesmo público, por sua vez, é coautor da peça. Os atores e a plateia vão ao encontro do inesperado, em que se conhece o ponto de partida – uma investigação policial – mas nunca seu ponto de chegada.

O público vai assistir - uma investigação - com tudo o que isso implica: interrogatórios, acareações, reconstituições, depoimentos de testemunhas, perícias, verdades, mentiras, revelações, etc. Não necessariamente nessa ordem e nem necessariamente com todos estes elementos no mesmo dia. Tudo irá depender do caso e de seu desdobramento, afinal o acaso é parte integrante e senhor desta obra. São principalmente os elementos casuais que irão determinar os rumos da estória, pois não se conhece a vítima, o culpado, os envolvidos, as testemunhas e sequer o crime.

E é nesse jogo de aventuras, onde a imaginação criativa do artista e do público provoca uma intensa produção de adrenalina do início ao fim do espetáculo é o que leva a utilizar a metáfora de uma arena de touros. Um verdadeiro desafio! Com essa montagem, a Cia Acômica reafirma sua ousadia: a cada apresentação um espetáculo diferente.

A Cia. Acômica

A Cia. Acômica, fundada em 1995, é um núcleo de pesquisa teatral que busca potencializar o processo criativo do ator. Somos engajados à experimentação da representação teatral, portanto nos interessa, sobretudo, a criação da poética dos espetáculos. Não percebermos o ator como mero executador, mas como co-autor, elemento articulador e essencial, construtor da poética cênica.

É nosso objetivo, através de nossas encenações, discutir o próprio sentido da representação. Acreditamos que o teatro é, essencialmente, uma atividade ética, na medida que apresenta uma visão do mundo e propõe ao espectador um dever-ser, um jogo de posicionamento frente à realidade.

A Cia. Acômica é composta por profissionais formados pelo Teatro Universitário da UFMG e seu primeiro trabalho resultou no espetáculo "As Criadas", texto de autoria de Jean Genet, sob direção de Raquel de Albergaria. A montagem obteve êxito junto ao público e à crítica especializada, sendo inclusive premiado no Estado de São Paulo.

Atualmente a Cia desenvolve uma série de atividades na sua sede no Bairro São Geraldo. São oficinas de teatro, aulas de capoeira, apresentações de espetáculos da Cia e de outros grupos convidados, mesas de reflexão com temáticas artísticas, políticas e sociais, mais um meio encontrado para aproximar artistas e a comunidade em geral.
 
O espetáculo é gratuito e as senhas serão distribuidas meia hora antes do evento. Informações poderão ser obtidas pelo email mtg.eventos@yahoo.com.br ou através do telefone 3224-8818.
Postar um comentário