quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Palestra: Melodrama

O Teatro Circu-lar Farroupilha será palco da palestra de Melodrama a ser ministrada por Fernando Limoeiro amanhã, 27 de agosto, às 14 horas.

Melodrama, como sugere o próprio nome, significa “DRAMA COM MÚSICA”. Sua ação é saturada de emoções advindas de um conflito claro e trágico, repleto de golpes repentinos, reviravoltas inesperadas nos acontecimentos, revelações imprevistas, crimes e descobertas impressionantes. Os personagens de grandes pinceladas emocionais, possuem caráter definido e polarizado, ou seja, os maus são absolutamente maus e os bons carregados de virtudes plenas. Em sua grande maioria, são tipos que formam o clássico triângulo: galã, mocinha, vilão. O PADECIMENTO DA MOCINHA, a luta e a conquista do galã e o castigo radical do vilão, fazem a receita das catarsis lacrimejante que termina sempre com o triunfo do bem sobre o mal. O melodrama deve muito da sua penetração na cultura teatral popular brasileira ao circo e aos pavilhões. Com seus cenários de telão pintados, seus efeitos de sonoplastia improvisados, seus atores grandeloquentes, eles levavam a cena melodramas clássicos como: “A Louca do Jardim”, “A Ré Misteriosa”, “O Ébrio”, “O Milagre de Santa Teresinha”, “O Mártir do Calvário” e tantos outros que emocionaram o povo do interior e das grandes capitais brasileiras. A receita básica do melodrama folhetinesco sobrevive até hoje como matéria prima da dramaturgia de nossas novelas televisivas. Fernando Limoeiro

O novo espetáculo do Farroupilha será baseado em uma pesquisa sobre o gênero melodrama e terá direção de Júlio Maciel e dramaturgia de Eduardo Moreira, ambos membros do Grupo Galpão. E como suporte para criação do trabalho, o Farroupilha recebe Fernando Limoeiro, um dos mais importantes nomes do teatro mineiro, para uma iluminadora palestra sobre o melodrama.

Esta é uma ação do MTG – Movimento de Grupo de Minas Gerais, referente ao Prêmio Cena Minas, e que diretamente beneficiará os Grupos Farroupilha e Perna de Palco, a comunidade artística do Vale do Aço e demais interessados.

A palestra é destinada aos integrantes dos grupos associados ao MTG e demais profissionais das artes cênicas, e vai acontecer no Teatro Circu-Lar Farroupilha – Av. Londrina, 180, bairro Veneza II – Ipatinga.

Não haverá inscrições antecipadas, o acesso estará sujeito à lotação da casa.

Informações
Grupo Farroupilha
31 3823-5614

MTG
31 3224-8818
mtg.eventos@yahoo.com.br
Postar um comentário