quinta-feira, 30 de abril de 2009

EDITAL V ESTAÇÃO EM MOVIMENTO - EDIÇÃO UBERLÂNDIA

Estação em Movimento – Edição Uberlândia
Período: De 02 a 05 de julho de 2009

Edital de seleção de grupos/espetáculos

A Associação Movimento de Teatro de Grupo de Minas Gerais – MTG – apresenta o V Estação em Movimento, Mostra de Teatro de Grupo, com espetáculos produzidos por Grupos de Teatro de Minas Gerais. Neste ano de 2009, a Mostra acontece pela primeira vez em uma cidade do interior mineiro, em Uberlândia, com o objetivo de oferecer espetáculos elaborados a partir da vivência de grupos de teatro de Minas Gerais e ao mesmo tempo incentivar a troca de experiências entre os grupos participantes.
O Festival acontecerá na Escola Livre do Grupontapé de Teatro e também em locais abertos da cidade (praças, ruas e espaços alternativos).
A programação do Festival inclui espetáculos com diversas configurações (palco ou espaços alternativos) desde que sejam produzidos por grupos teatrais com proposta de trabalho continuado.
Para a programação da Mostra serão selecionados 7 (sete) espetáculos de Grupos de Teatro do interior de Minas Gerais situados nas regiões do Triângulo e Centro Oeste Mineiro.
Será realizada uma apresentação de cada espetáculo selecionado.
Além da Mostra de Espetáculos, o evento contará com duas palestras voltadas aos participantes com temas pertinentes ao fazer teatral em grupo.


I – Dos objetivos

O V Estação em Movimento – Edição Uberlândia tem por objetivos:
1. Trazer para a cidade de Uberlândia espetáculos teatrais elaborados a partir da vivência de grupos de teatro de Minas Gerais
2. Favorecer a troca de experiência e o aprimoramento profissional dos participantes;
3. Fortalecer as iniciativas de Teatro de Grupo;
4. Promover a circulação de Grupos de Teatro de Minas Gerais;
6. Popularizar o teatro;
.

II – Da inscrição

1. As inscrições para o V Estação em Movimento – Edição Uberlândia serão realizadas de 22 de abril a 22 de maio de 2009, por meio da entrega da ficha de inscrição, documentação e projeto (conforme detalhado no item 2) diretamente na sede da Associação Movimento de Teatro de Grupo de Minas Gerais – Rua Ceará, 741 – sala 102 – Funcionários – Belo Horizonte/MG – CEP: 30150-311, entre os horários de 9:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00 horas, ou por meio de envio por Sedex (vale a data de postagem).
2. Material solicitado para a inscrição:
A. Ficha Técnica Atualizada;
B. Relação Nominal dos integrantes;
C. Sinopse da Montagem;
D. Cópia do Texto;
E. Autorização SBAT/Declaração do autor ou domínio público;
F. Mapa de Palco;
G. Mapa de Luz;
H. Mapa de som;
I. Histórico do Grupo;
J. Currículo do Diretor;
K. Currículo do Espetáculo;
L. Clipping do Grupo (reportagens, releases etc.);
M. DVD com a gravação recente e completa do espetáculo, com o elenco que participará do Festival. Caso o espetáculo não tenha estreado, o grupo deverá enviar a gravação de um ensaio geral;
N. Duas fotos profissionais para a divulgação, nos formatos físico e digital, com no mínimo 300 pps de resolução.
O. Nome de representante legal do grupo, juntamente com sua documentação (RG, CPF, comprovante de endereço)

3. A documentação deverá ser apresentada em envelope lacrado
4. Serão desconsideradas as inscrições:
a) Fora do prazo (vale a data de postagem);
b) Em desacordo com o regulamento;
c) Com documentação incompleta.

III – Da Seleção

1. O material enviado será analisado pela Comissão Organizadora do V Estação em Movimento – Edição Uberlândia, que selecionará os espetáculos participantes do evento.

2. A Comissão Organizadora selecionará os projetos inscritos de acordo com os seguintes critérios:
a) Relevância artística do grupo;
b) Diversidade de linguagem proposta dentro da encenação;
c) Originalidade da encenação;
d) Excelência artística da obra.

3. O local de apresentação será definido pela Comissão considerando o formato de cada espetáculo e a sua classificação.

4. Os selecionados serão comunicados por e-mail, carta ou telefone até o dia 31 de maio de 2009. O grupo selecionado deverá confirmar sua participação no máximo cinco (05) dias após a comunicação do resultado. Não havendo confirmação, um novo grupo será convocado.

IV – Da participação

1. Todos os grupos selecionados receberão um cachê no valor líquido de R$ 1.000,00 (hum mil reais) pela apresentação realizada;
2. Além do cachê, os grupos participantes receberão uma ajuda de custo para transporte de material e equipe no valor de R$400,00 (quatrocentos reais)
3. As despesas de hospedagem e alimentação (café da manhã, almoço e jantar) serão bancadas pela produção do evento (Associação Movimento de Teatro de Grupo de Minas Gerais).
4. O cachê será pago em parcela única mediante apresentação de documento fiscal conforme detalhamento em contrato a ser assinado entre as partes.
Parágrafo Único: O pagamento do cachê esta condicionado ao repasse da verba do Fundo Estadual de Cultura, programa que apóia a Mostra.

V – Das Obrigações

1. A Comissão Organizadora se responsabilizará pela alimentação e hospedagem de 4 (quatro) integrantes dos grupos selecionados durante o período do evento, de 5 (cinco) dias.
2. Caberá ao grupo selecionado providenciar o material cênico e técnico necessário ao seu espetáculo, com exceção da estrutura técnica de base (iluminação e sonorização) detalhada no Anexo 1.
3. Os grupos selecionados assinarão Termo de Compromisso responsabilizando-se pelo cumprimento dos horários e dias marcados pela Comissão Organizadora. Esse documento deverá ser preenchido e devolvido no prazo de uma semana após seu recebimento.
4. A participação dos grupos com os espetáculos está condicionada à participação de quatro dos seus integrantes na programação geral do evento (espetáculos e palestras).

VI – Dos Selecionados

Os grupos selecionados deverão enviar, no prazo de 7 (sete) dias após o recebimento de comunicado oficial da Comissão Organizadora, o contrato preenchido (de acordo com modelo a ser enviado) e ficha de room list com os dados das pessoas do grupo que participarão da Mostra (nome, RG, CPF e função de cada um no grupo).

VII – Das disposições finais

1. Os materiais enviados pelos grupos não serão devolvidos.
2. A organização poderá utilizar imagens dos artistas e espetáculos selecionados para promoção do evento nesta e em outras edições.
3. Além dos grupos selecionados, a Comissão Organizadora guarda-se o direito de convidar tantos grupos ou companhias quantos julgar conveniente para a grade de apresentação do Festival.
4. A decisão da Comissão Organizadora é irrevogável.
5. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Festival.
6. O ato da inscrição implica conhecimento e aceitação de todos os itens deste regulamento.



Belo Horizonte, 10 de abril de 2009.
Comissão Organizadora
Estação em Movimento – Edição Uberlândia
Postar um comentário